H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

terça-feira, julho 07, 2009

27 mil professores sem colocação

Mais de 30 mil professores ficaram colocados na 1ª fase do concurso de docentes, entre 111 mil candidaturas – 65 mil que pretendem entrar para os quadros e as restantes de professores já afectos ao Ministério da Educação. Nesta fase, apenas conseguiram lugar no quadro 417 professores.
Pelo menos 11 800 docentes têm lugar garantido, pois já pertencem aos quadros, mas ainda não ficaram colocados. Com base na previsão do Governo, 27 mil dos candidatos a um lugar de quadro devem ficar de fora, mesmo na 2ª fase, uma vez que a tutela só prevê a contratação de 38 mil dos 65 mil que pretendiam dar aulas no Estado. Dos contratados, entre oito e dez mil devem ficar ligados às escolas durante quatro anos.

Dos colocados, 11 302 pertenciam aos Quadros de Escola e pediram transferência para outro estabelecimento e 17 090 estavam afectos aos Quadros de Zona Pedagógica (QZP), que vão acabar, e conseguiram vaga em agrupamentos escolares.


A Fenprof acusou ontem o ME de ter uma "profunda e inaceitável manifestação de desrespeito pelos professores" ao colocar apenas 417 em novos lugares do quadro entre 65 mil candidaturas. "Este é um dos piores concursos de sempre", afirma a estrutura em comunicado, acusando o Governo de "grosseira manipulação de números". Já a FNE deixou uma questão: "Se sabe que há lugar para mais 38 mil por que razão não abre mais vagas de quadro?"

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros