H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

sexta-feira, junho 22, 2007

O descanso do GUERREIRO

Um ciclo de vida que chega ao fim...

O ciclo de vida, chamado Escola/ISEC, versus Ensino Laboratorial acabou. Foram 39 anos de Função Publica e 34 anos de Escola, uma vida em que me dediquei de alma e coração ao ISEC. Chegou a hora de dar mais atenção à família! Novo ciclo de vida me espera.... e projectos não me faltam!
Ao longo destes 39 anos de vida profissional aprendi a lidar com minha própria "loucura". Não eliminei todos os equívocos. Ainda me permito fazer coisas sem sentido e não erradiquei da minha vida, a categoria do impossível da existência humana. Ainda tenho conflitos e às vezes a angústia exerce um controlo obsessivo sobre aquilo que sou. Porém, tudo isto me garante que nem todos os caminhos foram percorridos. Existem outros que podem ser explorados... África é um fascinio... (uma aldeia SOS é um sonho que ainda pode ser realizado), mas os States são o proximo destino por razoes de ordem familiar.

Contudo, enquanto estiver em Portugal, o ISEC será sempre a minha ESCOLA, e estarei disponivel para o que for necessário. Muitos funcionários docentes e não docentes merecem todo o meu respeito, e sempre que necessário, podem contar comigo para tudo o que possa continuar e engrandecer esta "minha" Escola.

Missão cumprida! Consciência (sempre) tranquila!!! Eternamente grato por me terem "aturado" ao longo desta enorme etapa da vida, chamada ISEC.

Um grande abraço para todos.

J. D´ABRANCHES LEITAO

20 Comments:

At sexta-feira, junho 22, 2007 6:01:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Colegas e Amigo Leitão

de facto o ISEC vai sentir muito a falta desta "personagem"... Gerações e gerações de Engenheiros aprenderam com ele a Aferir uma solução de HCl com bórax, a preparar indicadores, a determinar CBO's, CQO's, a calibrar o aparelho de pH, a medir Absorvâncias nos espectrofotómetros, etc... etc... Mas para além de todos estes saberes científicos, ele transmitiu sobretudo valores HUMANOS, como o companheirismo, a amizade, ensinou o caminho para o Dom Dinis, Via Latina, Scotch (ainda se lembram??), em que o local dos encontros era no Samambaia... era aqui que começava a noite em Coimbra...

Um bem haja a TODOS e Aquele abraço ao LEITÃO...

 
At sexta-feira, junho 22, 2007 6:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguém mais informado, alguém mais próximo avisou-me- o Leitão reformou-se.
Não pode ser, pensei eu. Mas aínda agora o vi sair do gabinete... Não, deve haver engano. Devo estar a sonhar....
O Leitão não é pessoa para se reformar...
Será que vai deixar os seus "meninos" e as suas"meninas" desamparados à volta das titulações, dos espectofotómetros, das colunas,e ... sei lá mais quê?
Não, não pode ser...
Só então percebi.... já passaram 25 anos que saí do ISEC...25 anos!!!
Merecido descanso, merecido reconhecimento de todos os que passaram por aquela ESCOLA, sobretudo os que , como eu, tiveram o previlégio de trabalhar directamente com o amigo , com o grande profissional que é o SENHOR LEITÃO. Parabéns por tudo o que me ensinou, e que me ajudou a aprender...
Muitas felicidades e que continue a viver uma vida intensa e feliz.

Até breve e um grande abraço

Vitor Cerveira Gomes

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 9:19:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SEM ELE ONDE ESTAVA O DEQ ?
OBRIGADO "PROFESSOR"ABRANCHES LEITÃO.
UM ABRAÇO
LUIS MACHADO

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 9:21:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para alguém que sempre foi um cavalheiro, um brincalhão e um autêntico PROFESSOR.
As maiosres felicidades.

Joana Cristina Costa

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 9:26:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Senhor Abranches Leitão espero que continue a pessoa que sempre nos motiva a viver esta vida académica com o tal espírito com que era verdadeiramente vivido na sua geração.
Que mantenha esse espírito !! Um grande abraço deste seu aluno, sempre amigo.
RICARDO GOMES

 
At segunda-feira, julho 02, 2007 2:04:00 da manhã, Blogger Menina Marota said...

É hora do descanso... e pelo que vejo, bem merecido. Boa sorte para a nova Vida...

Um abraço :-))

 
At terça-feira, julho 10, 2007 12:11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Felizmente,não tive que aprender com ele os nomes esquisitos que o Pedro fala no primeiro comentário. Conheci o Leitão como um ser humano exemplar, na linha do meu saudoso professor Cunha Torres. Para além desse facto, o Leitão, permitam-me que o tratem assim, adora a nossa Briosa, mais 100 pontos a favor, quando partilhamos as mesmas paixões a empatia é natural.

Um grande abraço para ele,
Pedro Oliveira (mecânica 90-93)
vilaforte.blog.com

 
At quarta-feira, julho 11, 2007 10:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo.
É verdade? Agora é que vais embora de vez, do ISEC?
Não fico triste por ti, pois de certeza que vais por que queres e já mereces o descanso, mas pelo ISEC, dado perder um bocado significativo da sua mística e, sobretudo valência docente. Uma ponte entre gerações de docentes e estudantes que deixa de ser de "acesso permanente". Também (egoísticamente) por mim, uma vez que eras um elo de ligação entre mim, essa instituição e muitos dos meus colegas "isequianos". Elo que não se quebra, obviamente, mas que sem a tua presença permanente se enfraquece.
Só posso te desejar boa sorte neste novo capítulo das tuas memórias e força neste momento de que de certeza te custará muito.
Um abraço

Henrique Wilson

 
At quarta-feira, julho 11, 2007 11:11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

DE: Armando Franco - Ex-aluno do Bacharelato(4 anos) de Engª Química.


Caro amigo!

Mas que se passa? Dizias tu que só sairias daí quando atingisses o limite de idade, ou seja os 70 anos???!!!
Os 30 e muitos anos de dedicação, empenho e brio profissional do D´Abranches Leitão, sempre disponível para nos ajudar nos laboratórios, sempre disponível para ajudar a malta, quando a mesada, às vezes não chegava para o mês, etc.
Recebi um mail de um ex-aluno, mais recente, a dar aulas aqui perto, que me disse que a Química já não é o que era!?. Dizia ele que alguns docentes estão com medo de perder o emprego. Que se passa? Não têm alunos? O mal, infelizmente é geral. Como estão a reagir os professores? Sei que alguns do meu tempo já se reformaram, mas muitos ainda aí devem estar. Professores que não davam os Laboratórios sem a tua presença!!!
Lembro-me dos célebres jantares organizados por ti...com muitos ex-alunos, que só tu conseguias reunir. Recordo as aulas laboratoriais, onde te sentias como "peixe na água"...e a tua mestria no ensinamento das técnicas e, muitas vezes só nas tuas mãos os aparelhos funcionavam.
Recordo as visitas de estudo organizadas por ti, que eram sempre um êxito!
Fico triste pela tua decisão...sei que não vais parar, mas fico com muita mágoa. Mágoa porque os futuros alunos não vão ter oportunidade de conhecer esta extraordinária pessoa, que ajudou a FORMAR tanta gente.

Escrevo FORMAR com letra grande porque a maior formação que me deixou foi a humana, não a técnica, pois é essa recordo com o carinho, que senti também ao ler a notícia.
Penso que falo por todos os que conheceram esta maravilhosa pessoa.
Não me despeço, porque os amigos não se despedem.
Espero continuar a te "aturar", já que a vida não permite pessoalmente, ao menos que seja por esta ferramenta.
Vou passar esta mensagem a toda a malta do meu tempo, mesmo alguns que não eram de Química, mas que ficaram com grande admiração pela pessoa que és! Forte. Íntegro e que sabem da tua grande paixão, o ISEC.

Um dia que passes em V.N.de Gaia(é mais perto de Espinho mas pertence a Gaia), não deixes de nos visitar. Embora não tenha conversado com a Lena, ela é da mesma opinião.
Um grande abraço
Armando

 
At domingo, julho 15, 2007 12:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Luis.Coelho@robbialac.pt

Caro Amigo,

Muita nostalgia encontro nas tuas palavras. E orgulho também. E saudade...muita. Mas lembra-te sempre que a vida vale a pena não só por aquilo que fizemos mas sobretudo por aquilo que ainda vamos realizar.
Um rápido descanso do guerreiro para que voltes em forma.
Um abraço
Luis Coelho

 
At domingo, julho 15, 2007 12:35:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At domingo, julho 15, 2007 12:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela vida que agora começa. Como é óbvio, vai ter sempre muito que fazer. Que tal começar pelos Açores???? Afinal fica em trânsito para os States.

Espero poder participar nessa RAV.

Pela minha parte, muito obrigado por aqueles anos.Valeu.
Um beijinho

Clara Gomes

 
At segunda-feira, julho 16, 2007 2:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

celestinopereira@madeicentro.pt

Leitão, para si apenas lhe vou dizer o seguinte:
Muito obrigado pelo tempo que me disponibilizou desses 34 anos de Escola.

Seu Sempre Amigo....Tino

Celestino Pereira
madeicentro

 
At segunda-feira, julho 16, 2007 2:58:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde Leitão

Foi com alguma emoção que li a sua mensagem. Tem sido um grande elo de ligação entre os antigos alunos e o ISEC. Apesar de estar afastada dessa escola há quase 29 anos, no meu coração permanecem vivos os anos que aí estive e as amizades que criei, entre elas a minha grande amizade e estima pelo Leitão, por isso apoio plenamente a ideia dessa grande RAV das antigas. Ficarei a aguardar informação dessa data com muito gosto e contarei estar disponível para poder estar presente. Leitão resta-me desejar que seja muito feliz junto dos que mais gosta e que consiga fazer o que está na sua mente.

Um grande abraço
a amiga

Graça Domingues

 
At terça-feira, julho 17, 2007 1:13:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Senhor Abranches Leitão

É com muito prazer que recebo a notícia e também com alguma tristeza, pois foram alguns anos que passei no Curso de Engª Química e sempre que era necessário alguma ajuda, para algum problema era consigo que nós nos deslocávamos, era sempre a nossa primeira opção. E digo com tristeza porque era um símbolo da Química, do ISEC e também de companheirismo, sinal de que os tempos mudam. Por isso, desejo-lhe as maiores felicidades e espero ser contactado para uma dessas RAV´s das antigas. Boa sorte

Paulo Santos (Rascoia)

 
At terça-feira, julho 17, 2007 1:21:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É sempre com tristeza que sabemos que uma referência do ISEC vai começar um novo ciclo de vida, deixando de estar presente no dia a dia nesta Escola, mas a vida é sempre assim - é composta de mudança embora, neste caso, a mudança seja só física, presencial, porque vai continuar a pertencer de alma e coração a esta Escola a que tanto se dedicou durante tantos (ou melhor, eu diria tão poucos) anos. E, quando ao fim de uma vida de trabalho, se consegue dizer que a Missão foi cumprida e que a Consciência (sempre) esteve tranquila, então é porque valeu a pena.



Desejo-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida e quando passar por aqui, pelo menos, bata à porta pois será sempre bem-vindo. E quando, longe de Portugal, se lembrar de nós, os que cá continuam, então envie uma “prosa” por email que será sempre bem recebida.



Um grande abraço do seu amigo

Tavares de Pina

 
At terça-feira, julho 17, 2007 1:26:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sr. Leitão,

Adorei ter recebido estas suas palavras, e, sobretudo, ter recebido parte dos seus sentimentos (TÃO BONS), muitos que partilho.

Sempre adorei estar consigo e receber os seus email e contactos, mas, sobretudo, ou melhor, acima disso, sempre adorei e respeitei ter pertencido e pertencer a uma ESCOLA com Profissionais e Pessoas Dedicadas e Muito Amigas como o Sr..



Só penso que cometeu um erro no seu e-mail:

O título (assunto) é “Um ciclo de vida que chega ao fim…”

Devia ser “Um ciclo de VIDA que chega ao fim…, e outros de VIDA que se lhe seguem.”

Uma “abração” muito sincero, com o meu desejo do melhor para si e para a sua casa/família.

O meu muito obrigado por ser meu amigo.

Cumprimentos.

João Miguel Carrapichano



PS. Só para lembrar que tb pelo nosso GRANDE AMIGO (quer C.Torres e/ou quer Joaquim) que já lá está/estão, ele(s) lhe estará a querer dar um forte e sincero abraço nestas horas perto da despedida, horas/momentos, que podendo até não parecer, devem custar muito!

FIQUE BEM.

 
At terça-feira, julho 17, 2007 1:28:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Sr. Leitão,



Devo dizer que me apanhou totalmente de surpresa. De facto, não fazia ideia que estaria tão perto da reforma. Foi sempre um grato prazer conviver consigo no nosso ISEC ao longo dos anos. Assistimos ambos a muitas mudanças, à perda de alguns amigos, houve momentos menos bons, mas os bons certamente que valeram a pena. Concordo consigo quando diz que temos de ter projectos e espero que os realize onde quer que esteja. Um forte abraço para si e desejos muito sinceros de felicidades neste novo capítulo da sua vida.



O seu colega e amigo,

António Manuel Grade

 
At sábado, agosto 11, 2007 11:47:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Voltar ao ISEC e não encontrar esse simbolo do DEQ, esse poeta perdido perdido no tempo, é para mim uma grande tristeza. Estou certa de que agora a saudade vai ser ainda maior. Sr. Leitão, o seu lugar jamais será preenchido.

Cidália Pereira

 
At quinta-feira, outubro 02, 2008 12:06:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Mestre,

Paulinho da Viola, a propósito de timoneiro lembra :"Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar...".

Nesta nova fase da sua vida, continua a ter uma imensa "costa" e "portos"(de partida) de mar onde poderá sempre alinhar na "navegação"....

Mas timoneiro também deriva da palavra grega "kybernetes" (significa cibernética) e estuda os princípios abstratos de organização nos sistemas complexos. Não se concentra em que o sistema é feito, mas sim, em como ele funciona.

Durante os gratos anos de "membro da irmandade", tive o raro provilégio de ver um enorme sistema complexo de pessoas a funcionar numa harmonia ímpar de convivência humana. Lá tá, nunca percebi como!? mas é um facto que funcionava e apenas com uma pessoa no leme: José D´Abranches Leitão.

"O mar que o navega" são pessoas, pessoas de que gosta como ninguém, pessoas que motivou e marcou como ninguém, pessoas que choraram por acabar o curso, pessoas que esperam sempre um dia voltar....

não para homenagens, mas para re-arranques do sistema ímpar

Grande Abraço!

Vitor Soares

 

Enviar um comentário

<< Home

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros