H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

SCAS 2009



A Semana de Ciências Aplicadas na Saúde, SCAS 2009, é uma actividade aberta a toda a comunidade para acções de Rastreio e Sensibilização.

Esta actividade já conta com algum histórico, na medida em que se realizará pela quarta vez na Praça da República em Coimbra entre 14 a 19 de Março e contará com a presença de todos os cursos leccionados na ESTeSCoimbra: Audiologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Cardiopneumologia, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia e Saúde Ambiental.

A SCAS 2009 irá realizar-se numa tenda com cerca de 1000m2 a qual terá ainda um auditório anexo à tenda principal, sendo constituída internamente por stands, nos quais os alunos da nossa escola estarão responsáveis pelo atendimento.

Com esta iniciativa a Associação de Estudantes da ESTeSC, em conjunto com a direcção da Escola e com o Instituto Politécnico de Coimbra, pretende aproximar as Ciências Aplicadas na Saúde à comunidade, demonstrar a utilidade e funcionalidade das mesmas na vida de todos bem como marcarmos posição na nossa área prestando um serviço público e de extremo valor para a população.

As acções de Rastreio e de Sensibilização serão gratuitas e abertas à população em geral: medição de glicémia, colesterol, grupos sanguíneos, otoscopia, impedância, passa/falha, ECG, medição da tensão arterial, espirometria, escala de sonolência, índice de massa corporal, dermofarmácia e cosmética, acções de sensibilização na recolha de medicamentos (projecto ValorMed), demonstração e preparação de cremes e pastilhas, demonstração de cadeiras de rodas, plataforma de pressões, classes de movimento, autopostura, propriocepção e equilíbrio, flexibilidade, marcha e postura, rastreio pneumológico, demonstração ecográfica, rastreio de osteoporose, sensibilização para o cancro da mama e da próstata, uma área direccionada à saúde publica (recolha de águas ou alimentos), higiene, segurança e saúde no trabalho (exposição de equipamentos), ambiente, tendo também uma componente direccionada à formação, informação e sensibilização das camadas mais jovens.

A SCAS 2009 decorrerá das 9h00 da manhã às 22h00, após este horário serão realizadas algumas actividades culturais nomeadamente o II Festival de Tunas Mistas da Cidade de Coimbra.

Para além dos rastreios realizados pelos nossos alunos, realizar-se-ão testes de detecção do vírus da Sida pelo Centro de Aconselhamento e Detecção precoce do VIH de Coimbra, testes de hemoglobinopatia pelo Hospital Pediátrico de Coimbra, rastreios de saúde oral pelos alunos da Faculdade de Medicina Dentária, e uma campanha de recolha de sangue para dádiva pelo Instituto Português de Sangue.

A organização da SCAS é um desafio para nós, contudo os seus resultados são extremamente compensadores, pois é uma actividade de extremo valor e importância para a cidade de Coimbra e sua população, bem como para os todos os alunos da ESTeSC que querem cada vez mais valorizar o nome desta instituição.

Este evento não seria possível de realizar sem a colaboração de todos nomeadamente da Câmara Municipal de Coimbra, do IPC, da Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo, da direcção da Escola e de todos os professores que nela leccionam, bem como de todos os alunos que representamos.

Etiquetas:

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros