H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Lucas Junot - Canção de Coimbra


Canção de Coimbra

Lucas Junot

A PRIMEIRA DÉCADA DE OIRO DO FADO/CANÇÃO DE COIMBRA E OS SEUS NOMES: LUCAS JUNOT, UM BRASILEIRO A CANTAR COIMBRA.

Por norma, intitula-se os anos vinte do século passado de “a primeira década de oiro do Fado/Canção de Coimbra”.

A época referida foi, de facto, de transição no Fado/Canção de Coimbra em que se passa do “lirismo” de Lucas Junot e António Menano para uma “revolução” no Fado/Canção de Coimbra através de dois nomes: Edmundo Bettencourt no canto e Artur Paredes na guitarra. Este dueto fará grandes transformações no canto e maneira de cantar, com temas de vários pontos do país (“Tirana do Faial”, “Lá vai Serpa, lá vai Moura”, entre outros), tal como na Guitarra, Artur Paredes imprime uma nova maneira de tocar, sempre acompanhado pelo Dr. Afonso de Sousa na segunda Guitarra.



Segundo consta na sua Certidão de Idade, Lucas Junot nasceu a 20 de Janeiro de 1902 na Rua Amador Bueno, em Santos, Brasil, e era filho de portugueses que foram na grande vaga de emigração para o Brasil no Século XIX.
Em Santos, fez a escola primária até que a família decidiu regressar a Portugal, fixando-se em Coimbra, onde Lucas Junot estuda na escola primária anexa da Sé Velha, indo depois frequentar o Liceu de Coimbra em 1915.
Segundo consta nos Anuários da Universidade de Coimbra, ingressou no Curso de Matemática em 1922, tendo matriculas até 1927, ano em que na fonte referida na lista das Licenciaturas da Faculdade de Ciências, Secção de Ciências Matemáticas está a indicação Lucas Rodrigues Junot, filho de José Maria Rodrigues Junot, natural de Santos – Brasil, prova de que terminou o Curso em 1927.

Quanto ao Fado/Canção de Coimbra, fez parte da Tuna Académica da Universidade de Coimbra desde os tempos de Liceu, tendo ido nas digressões da Tuna a Espanha (1923) e ao Brasil (1925).
Aprendeu Guitarra com Francisco Morais e foi o autor da letra do Fado de Santa Clara (Eu ouvi de Santa Clara/ Gemidos de alguém que chora/ Era a rainha pedindo/ Por mim a Nossa Senhora// Aos pés de nossa senhora/ Chorando pedi-lhe um dia/ Que não rezasse chorando/ Que os anjos entristeciam), tendo deixado gravados quatro discos de 78 rotações onde interpreta temas vários, que vão desde o Fado dos Passarinhos, ao Fado de Santa Clara, Fado Sepúlveda, entre outros, com especial característica para a sua voz de tenor levada ao extremo ou, como afirmou o Dr. Afonso de Sousa (Ilustre Advogado em Leiria e Guitarrista – 1906/1993): tinha uma voz de planificada inflexão e que me levou a suspeitar-lhe reminiscências da amplidão brasílica.
Em 1969, na casa onde viveu enquanto estudante de Coimbra, mesmo à entrada da Rua dos Coutinhos (junto da Sé Velha) era posta uma placa a afirmar que Lucas Junot ali tinha morado, cerimónia que contou com a representação da Reitoria da Universidade de Coimbra e também com a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra no Brasil.


Retirado do site Rede dos Antigos Estudantes da U.C.

Para ouvir, clica aqui

2 Comments:

At domingo, junho 22, 2008 5:55:00 da tarde, Blogger Frioleiras said...

Sou neta de Júlio Cesar Afonso de Sepúlveda, o autor da música do fado Sepúlveda.

Não poderia , sff, facultar-me o URL do fado para o pôr como fundo no meu blogue?

Muito obrigada

 
At sábado, junho 28, 2008 12:13:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cara blogger,
tentei, nos seus blogues procurar um mail para lhe responder.

O melhor para o que pretende é criar uma conta num site de música como o Cotonete ou outro, e aí criar uma playlist e adicionar essa e as músicas que pretende. Depois esse site fornecer-lhe-á o respectivo URL para colocar no seu blogue.

Boa sorte.

 

Enviar um comentário

<< Home

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros