H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Ainda o Viaduto do Choupal (2)

Realizar-se-á, no próximo dia 15 de Fevereiro, Domingo, entre as 11 e as 16 horas, na Mata Nacional do Choupal uma concentração cidadã que contará previsivelmente com a presença de largas centenas de pessoas para as quais a consumação das obras inerentes à solução prevista representa um grave atentado à sua cidadania, entendida enquanto identidade pessoal, construção de sentido de comunidade e direito à participação efectiva na decisão de afectação de recursos públicos.


__ __ __


O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar um abaixo-assinado que manifesta "total oposição" ao novo traçado do IC2 sobre o Choupal. Dentro de dias, será também lançada uma petição online. Entretanto, o movimento tem agendado para hoje, dia 29, às 21H30, na Casa Municipal da Cultural, uma sessão pública "Por Coimbra, pelo Choupal".

Etiquetas:

sábado, janeiro 24, 2009

Revista do ano 2008

Ensino superior: o ano de 2008 em revista AQUI

Site da UC

Segundo o jornal A Cabra o site da UC é dos vais visitados na web.

A selecção abrange 8.750 universidades classificadas em 200 países, e a Universidade de Coimbra está em 14ª europeia mais vista na Web e a 43ª do mundo, segundo o mais recente ranking do International Education Directory of Colleges and Universities (4ICU)

3.500 pessoas veêm em média o site da UC, segundo a contabilidade da UC, estando o site aprovado com “boas práticas e segurança e fiabilidade» pela Associação Portuguesa de Certificação de Sites.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 20, 2009

Relatório

O relatório de apresentação de contas da Queima das Fitas 2008 deu mais de 1 milhão de Euros de saldo positivo.

Em 2009 será a comemoração dos 110 anos da Queima das Fitas.

Capa e Batina

Após dois anos de interregno, a rubrica "Capa e Batina" escrita pelos estudantes e a eles dirigida – regressa ao jornal diário AS BEIRAS, às quartas feiras.

domingo, janeiro 11, 2009

Ainda o Viaduto do Choupal

O ambientalista e botânico Jorge Paiva manifestou-se ontem contra a travessia do Choupal por um viaduto, prevista num projecto rodoviário, considerando que constitui “um atentado paisagístico e ambiental”, que “vai destruir grande parte” daquela mata nacional.

“Quantas árvores vão deitar abaixo? Quantas vão replantar? Uma árvore cresce debaixo de uma ponte?”, questionou ontem, em declarações à Lusa, o professor catedrático aposentado do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra.



Fonte:
As Beiras

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Einstein vs.Marilyn

Olhem de perto. Aparece Albert Einstein. Afstem-se e vejam... Marilyn Monroe...



Retirado do blogue O Piolho da Solum

Etiquetas:

sábado, janeiro 03, 2009

RUC

Fica aqui a lista dos programas da RUC com página na internet ou blogue:

-
107up
-
1978
-
57 Minutos
-
A Cover de Bruxelas
-
Adventures in Modern Music
-
Artesanato Sonoro
-
Autobahn
-
Blame Canada
-
Cabo das Tormentas
-
Cinemusicorium
-
Clepsidra
-
Cocktail Mariachi
-
Contrabando Latino
-
Domingos, Paciência...
-
Domino Records Radio Show
-
Em Trânsito
-
Estação de Inverno
-
Fantasma
-
Histórias com Números
-
Inter-rail
-
Íntima Fracção
-
Jazzteca
-
La Résistance
-
Laboratorio Chimico
-
Livro de Cabeceira
-
Magia Negra
-
Moleskine
-
Moon Safari
-
Motel Mabuse
-
Narita
-
No Money No Honey
-
O Meu Disco Azul
-
Off Beat
-
Orelha Extra
-
Origami
-
Os Suspeitos do Costume
-
Pop Dealer
-
Pop O Construtor
-
Porto de Abrigo
-
Portuguese Pedro Radio Show
-
Preto no Branco
-
Radio Bambaataa
-
RUC'n'Roll
-
RUClub
-
Santos da Casa
-
Sentidos
-
Suburbano
-
Tecnosterona
-
Tour de France
-
Vidas Alternativas
-
Vidro Azul
-
Zepelim


Sem Dúvida... SEMPRE NO AR!!!

Etiquetas:

AAC - 0 ; Leixões - 0



Académica e Leixões disputaram hoje o primeiro jogo de 2009. Foi o arranque da 13ª jornada.
Um empate sem golos acabou por ser o resultado final, num jogo onde a Académica foi melhor que o Leixões, equipa sensação da primeira metade do campeonato.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Ponte sobre o Choupal

A ponte sobre o Choupal entre Coimbra e Oliveira de Azeméis terá características de auto-estradas e cobrança de portagens.
A construção de uma polémica nova ponte sobre o Mondego e de um viaduto sobre a Mata do Choupal, em Coimbra, foi confirmada pela Declaração de Impacto Ambiental (DIA) do projecto de construção dos troços do IP3, IC2 e IC3 na zona a que a Agência Lusa teve acesso.
A construção do viaduto e de uma nova ponte sobre o Mondego havia sido contestada por ambientalistas e dirigentes políticos locais mas a DIA, assinada pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, dá um parecer positivo a esse projecto, embora com algumas restrições.
A DIA diz respeito aos troços do IP3 (entre Trouxemil e Mealhada), o IC2 (entre Coimbra e Oliveira de Azeméis, com ligação à A32) e o IC3 (entre Coimbra e o nó do IP3), num projecto que abrange vias dos concelhos de Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis.O projecto vai incluir «o atravessamento do rio Mondego e da Mata Nacional do Choupal totalmente em viaduto», dando uma «especial atenção à localização dos pilares no leito» do curso de água e prevendo a replantação de árvores para «compensar a população de Coimbra da diminuição do seu património florestal e a manutenção da sua área de recreio e lazer que actualmente dispõe», lê-se numa das condicionantes.

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros