H2SOlitros - Coimbra

Blogue da antigos estudantes de Coimbra. Para recordar...



Saudações Académicas...

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Slide H2SOlitros nº2

Queimas das Fitas, Latadas e Garraiadas...


segunda-feira, janeiro 15, 2007

Fado de Coimbra / Serenatas



Muito ligado às tradições académicas da respectiva Universidade, o fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta. Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Também é tradicional organizar serenatas, em que se canta junto à janela da casa da dama que se pretende conquistar.
O fado de Coimbra é acompanhado por uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica
No que respeita à guitarra portuguesa,
Artur Paredes revolucionou a afinação e a forma de acompanhamento do fado de Coimbra, associando o seu nome aos cantores mais progressistas e inovadores. (Artur Paredes foi pai de Carlos Paredes, que o seguiu e que ampliou de tal forma a versatilidade da guitarra portuguesa que a tornou um instrumento conhecido em todo o mundo.)
Fado Hilário, Do Choupal até à Lapa, Balada da Despedida (“Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida”, os primeiros versos, são mais conhecidos do que o título), O meu menino é d’oiro, Samaritana – são alguns dos mais conhecidos fados de Coimbra.
(Texto adaptado e retirado de
Wikipédia)





















Tudo sobre o Fado e as Serenatas de Coimbra aqui

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Tudo sobre Coimbra

(...) É em Coimbra que existe a mais antiga e maior associação de estudantes do país – a Associação Académica de Coimbra fundada a 3 de Novembro de 1887. (...)

(...)Para além da UC, existem outras escolas e institutos superiores públicos, como o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e privados (Escola Universitária Vasco da Gama, Instituto Superior Miguel Torga, Escola Universitária das Artes de Coimbra) o que faz com que a cidade tenha 35,000 estudantes. (...)

(...) ‎Coimbra é também conhecida pelas festas e tradições académicas. A primeira das duas festas é a Latada ou a Festa das Latas que acontece no inicio do ano escolar, para dar as boas vindas aos novos estudantes (caloiros). (...)
(...) A segunda festa é a Queima das Fitas, bastante mais importante que a primeira, tem lugar no fim do segundo semestre, mais concretamente no inicio do mês de Maio, começando na noite de quinta-feira para sexta-feira com a Serenata Monumental no largo da Sé Velha. É a maior festa estudantil de toda a Europa e tem a duração de 8 dias, um dia para cada faculdade da universidade (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências do Desporto e Educação Física). (...) A Queima das Fitas é a explosão delirante da Academia, consistindo para os Quartanistas Fitados e Veteranos, na solenização da última jornada universitária ou seja, o derradeiro trajecto de vivência coimbrã. Os festejos da Queima das Fitas consistem sobretudo no seu programa tradicional, composto por: Serenata Monumental, Sarau de Gala; Baile de Gala das Faculdades, Garraiada, Venda da Pasta, "Queima" do Grelo e Cortejo dos Quartanistas, Chá Dançante e Noites do Parque. (...)

texto retirado e adaptado de wikipedia - Tudo sobre Coimbra

Para saber tudo sobre a cidade, os estudante e academia, cliquem aqui

Video Queima das Fitas

Não é uma Queima das Nossas, mas é muito bom para recordar. Parabéns aos autores...

Ahhh Saudade...

Agenda Cultural


... Porque acredito que a cultura está bem e recomenda-se, não deixem se saber as últimas nas Vossas cidades... aqui.
Concertos, exposições, teatros, cursos, workshops, colóquios ou festivais, está lá um pouco de tudo...

Agenda Cultural

terça-feira, janeiro 02, 2007

Canal de TV - Universidades e Politécnicos

Nas minhas constantes pesquisas para actualizar o Nosso Site, encontrei o Canal UP. O Canal UP - Universidades e Politécnicos é, nada mais nada menos, que o Canal de Televisão do Ensino Superior português.

Este, é construído por todos aqueles que dele fazem parte ou que com ele mantêm uma relação de proximidade, daí o divulgar no Nosso Site.

Passem por lá, vejam ou revejam os tempos de Coimbra que tão intensamente vivemos. Não deixem de ver os videos (pena que sem som) dos festejos da Recepção ao Caloiro, os Cortejos das Queimas das Fitas, as Noites do Parque...

Um site a não perder...

www.canalup.tv

Saudações Académicas

Google
Pesquisa na internet Pesquisa em H2SOlitros